segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

OFICINAS DE TEATRO DO NIDIDRA JÁ SE INICIAM EM MARÇO

O Núcleo Interdisciplinar em Direito e Dramaturgia (Nididra), fundado pelo Prof. Flávio Gonçalves e em funcionamento desde 2005, quando o docente, juntamente com um grupo de valorosos alunos dos primeiros semestres da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) organizaram e montaram a I Mostra Amadora de Teatro Grego, iniciará suas atividades deste semestre 2018.1 a partir de março, com um conjunto de oficinas teatrais.

O Nididra está cadastrado como projeto de extensão da UFC e suas oficinas, espaços lúdicos de desenvolvimento de outras habilidades além das meramente cognitivas, permitem aos discentes interagir com colegas de vários semestre, de outros cursos e até de outras instituições de ensino superior. 

São muito divertidas as dinâmicas desenvolvidas nas oficinas que permitem desinibir os participantes, através de exercícios que trabalham a expressão corporal, a expressão das emoções, a linguagem gestual, o uso da voz e outras habilidades tão necessárias a qualquer profissional de qualquer área, principalmente ao futuro jurista.

Como parte da formação no núcleo, está prevista ainda para este semestre uma palestra do Prof. Dr. Flávio Gonçalves no dia 12 de maio de 2018, às 14h, sobre a presença do direito no teatro de Sófocles, Shakespeare e Brecht.

As atividades são abertas ao público, especialmente para os estudantes de nível superior de qualquer curso ou instituição.

A primeira oficina ocorrerá no dia 3 de março, de 14h às 17h, na Faculdade de Direito da UFC e as demais ocorrerão conforme o calendário divulgado abaixo:


8 comentários:

  1. Maria Eduarda de Paula Farias, aluna do curso de Direito pela manhã na Unichristus.
    O teatro e o direito possuem semelhanças, apesar de na prática as “aula de direito” não se aproximem do espetáculo artístico .Tais semelhanças podem ser presenciadas, por exemplo quando são realizados júris simulados e até mesmo durante uma aula expositiva. Além disso, quando uma pessoa faz aula de teatro ela tanto serve para o seu convívio profissional como para a o pessoal, pois se você esta fazendo peças de teatro na terá vergonha para se relacionar com as pessoas conhecidas e também desconhecidas no qual ajuda muito a pessoa a ser mais descontraída e ter uma inclusão maior com as pessoas. No que se refere a filosofia o tetro tem raízes gregas, que tinha como objetivo educar o povo, este era financiado pela elite. Hoje, todavia, é um instrumento da transmissão de conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Centro Universitário Christus
    Curso: Direito
    Disciplina: Filosofia
    Professor: Flávio
    Aluna: Maria Gabrielle Marques Almeida

    TED 07 - Trabalho Efetivo Discente

    Importância do teatro para o Direito e para a Filosofia.

    > Filosofia e teatro:
    Antes dos pré-socráticos, os fenômenos eram explicados pela mitologia, seria a ira dos deuses. Com a Escola Jônica, os filósofos deixaram de lado a mitologia e passaram a utilizar a racionalidade para se explicar os fenômenos da natureza. E o teatro contribuiu para isso, pois as pessoas após assistirem a uma peça, saiam modificados e reflexivos, portando passavam a discutir todas as questões apresentadas no peça. Eles passaram a ter senso crítico e a pensar sobre determinados assuntos até então não questionados.

    > Direito e o teatro:
    O teatro contribuiu para o desenvolvimento da retórica, dicção e expressão, visto que o ator (orador) terá que falar com clareza e com um certo tom de voz. Ademais, se este tiver vergonha ou timidez, certamente perderá, pois atuar no teatro é se expor ao público.
    No Direito é necessário aprender técnicas de teatro com o fito de tornar-se mais apto a falar bem e se expressar.

    ResponderExcluir
  3. Centro Universitário Christus
    Curso: Direito
    Disciplina: Filosofia
    Professor: Flávio Gonçalves
    Aluno: Lucas Vieira Maia Soares

    TED 07 - Trabalho Efetivo Discente
    •Direito e Teatro
    O teatro sempre caminhou junto ao estudo do direito pois existem técnicas, como a encenação, que são amplamente utilizadas pelo Teatro e são usadas como dispositivo pedagógico que visa dar agilidade ao acadêmico em Direito.
    •Filosofia e Teatro
    O teatro e a cena dramática não estariam fora desta proposta, segundo o filósofo francês Gilles Deleuze de: “A constituição de uma nova imagem do pensamento e do filosofar a partir da renovação dos meios de expressão do pensar filosófico”, que se destaca como tal: aquela de encher o filosófico com a arte, tornando possível, novamente, o pensamento. Ou seja, procurando usar o ‘novo’ no pensamento. Este novo no pensamento que é, de fato, um pensamento novo, constitui-se como uma nova imagem do que é pensar.

    ResponderExcluir
  4. Centro Universitário Christus
    Sala 1101 - Curso de Direito (manhã)
    DISCIPLINA: Filosofia
    Adriele Kelly Da Silva Oliveira

    A importância do teatro para o Direito e para a Filosofia

    Hoje, principal atividade é ensinar advogados a arte da representação teatral, bem como a importância da utilização da linguagem teatral nos moldes de grupos de reflexão filosófica e de apoio psicológico, objetivando os seus argumentos. Esta perspectiva fortalece a importância social de um teatro filosófico e de uma filosofia teatral que colabore para o auxílio deste processo de alargamento da imaginação por parte.

    ResponderExcluir
  5. Centro Universitário Christus
    Sala 1101 - Curso de Direito (manhã)
    DISCIPLINA: Filosofia
    Paula Giovanna Oliveira Crisóstomo

    * TED aula 7 *

    O ensino do direito formal está repleto de rituais de passagem e encenações. Os advogados têm de preparar argumentos sólidos nos tribunais, seja em ações criminais ou civis. E tem de apresentar esses argumentos de uma maneira persuasiva. Os advogados são atores e críticos, diretores e dramaturgos, escritores e agentes dos demais atores que participam da representação no tribunal.



    ResponderExcluir
  6. Centro Universitário Christus
    Sala 1101 - Curso de Direito (Manhã)
    Disciplina: Filosofia
    Lucas Guimarães Ocampos
    A relação entre Direito e Teatro mostra-se essencial para a formação do futuro advogado, uma vez que contribui para o desenvolvimento da retórica jurídica. Os principais elementos aprimorados pela prática de técnicas teatrais são a oratória, a entonação, a expressão facial e a movimentação no espaço, essenciais para o profissional do Direito, além de ser fundamental para para a formulação de argumentos, de teor crítico e lógico, nos debates filosóficos.

    ResponderExcluir
  7. Centro Universitário Christus
    Curso: Direito
    Disciplina: Filosofia
    Professor: Flávio
    Aluna: Larissa Maria Nascimento Ferreira

    •Direito e Teatro
    Antes do período pré-socrático, os fenômenos eram explicados pela mitologia. Os filósofos da Escola Jônica, no entanto,passaram a utilizar a racionalidade para explicar os fenômenos da natureza. A partir disso, cenas eram representadas e, assim, surgiu o teatro como uma forma de ocasionar a reflexividade entre os indivíduos segundo os temas abordados nas peças. Além disso, podemos afirmar que o teatro sempre esteve vinculado ao estudo do direito, uma vez que técnicas, como a encenação, são amplamente utilizadas pelo Teatro como instrumento capaz de tornar o acadêmico em Direito menos e envergonhado e mais adaptado a discursar.

    •Filosofia e Teatro
    O teatro contribuiu para o desenvolvimento da retórica, dicção e expressão, uma vez que o ator da peça terá que apresentar sua fala com clareza e admitir certa postura no palco. No Curso de Direito é necessário aprender técnicas de teatro com escopo de diminuir a timidez do indivíduo, melhorar a fala do orador e, inclusive, a postura diante situações difíceis.

    ResponderExcluir
  8. Centro Universitário Christus
    Sala 1101 - Curso de Direito (manhã)
    Disciplina: Filosofia
    Aluna: Bárbara Liz Oliveira Vitoriano
    A importância do teatro para o Direito encontra-se em preparar o estudante dessa área a portar-se diante de um tribunal e de um júri, ajudando-o a dominar a arte da retórica e da oratória, por meio da desenvoltura, da boa articulação e da própria encenação, que o ajudarão a ser convincente e saber como melhor defender seu cliente. Já para a Filosofia, o teatro caracteriza-se como um meio de expressão da arte, por meio das peças que permitem, em geral, questionamentos extremamente atuais sobre o comportamento humano, algo essencial à Filosofia.

    ResponderExcluir