quinta-feira, 7 de setembro de 2017

XXVII OFICINA TEATRAL DO NIDIDRA


Alguns integrantes do Nididra, com o Prof. Dr. Flávio Gonçalves

            
Texto de Diego Ribeiro (coordenador discente do Nididra)

           O Núcleo Interdisciplinar de Direito e Dramaturgia retomou suas atividades no dia 26/08/2017, com a facilitação de Diego Ribeiro e Débora Pinheiro. Nesta primeira reunião, tivemos o prazer de concretizar uma parceria entre o NIDIDRA e o Núcleo de Interações do Programa de Aprendizagem em Células Cooperativas (PACCE). Graças a essa união, tivemos cerca de 25 participantes na oficina.
            O objetivo geral desta primeira reunião era desenvolver a capacidade de interpretação dos participantes. Ao longo do semestre, as nossas outras oficinas também terão um tema especifico para aprimorar as capacidades artísticas dos membros durante as reuniões. Assim, tanto para desenvolver o ato de incorporar um personagem, como para promover um cenário lúdico para todos, pedimos para que cada participante indicasse algum personagem para ser incorporado. Depois disso, fizemos um sorteio e distribuímos para os membros a pessoa que eles deveriam incorporar.
            A dinâmica de interpretação foi simples. Utilizamos músicas clássicas para um melhor desenvolvimento da atividade, a primeira foi “Liebestraum” de Franz Liszt. Deitados e de olhos fechados, os participantes foram aconselhados a tentar traduzir a música por meio de palavras ou de imagens dentro de sua mente. O intuito disso foi para que pouco a pouco os participantes abandonassem a si mesmos através do apego e do esforço de tentar captar o sentimento que a música estava expressando. Depois, ao som de “Dance of the Knights” de Sergei Prokofiev, pedimos para que eles se levantassem pouco a pouco, imaginando estarem saindo de uma areia movediça, não como eles mesmos, mas como os personagens que tinham sido sorteados para incorporar. Nascidos, enquanto tal, os membros realizaram atividades típicas das pessoas que tiraram através de “Bach Cello Suite No. 1”, sendo que a execução destas deveriam ser suaves e calmas, assim como a música ora citada é.
Integrantes do Nididra durante as dinâmicas da oficina de teatro
Integrantes do Nididra em momento de descontração
            Passada a música anterior, o membros deveriam imaginar-se no momento mais corrido do dia do personagem que pegaram. Então, ao som de “Hungarian Dance No. 5”, as ações dos membros deveriam mais agitadas, com traços de calma e traços de nervosismo. Depois disso, com a música “Reverie”, representando a calma do fim da noite, os participantes preparam-se para terminar o seu dia. Novamente deitados, colocamos “Parsifal – Finale” para relaxar todos. Além disso, pedimos para que eles se lembrassem de todo o que fizeram para simular realmente a transição do sono para o sonho. No entanto, neste caso era uma transição do personagem que incorporaram para eles mesmos.
            A próxima atividade desenvolvida foi: a Fila de Interações. Em fila, os dois primeiros participantes deveriam encenar como seria um encontro entre os personagens que pegaram para incorporar. Ao comando da facilitadora, aquele que era o primeiro da fila saia, e o terceiro entrava e interagia com o outro participante. Depois, era vez do quarto da fila entrar e o que era o segundo sair. E assim, até o último atuar. Interessante notar, que todos conseguiram interpretar de forma magnífica os personagens que pegaram. Longe de ficarem acanhados, pois eram muitas pessoas e era a primeira vez em uma oficina de muitos, eles conseguiram exercer de forma incrível o que nós planejamos.
Interação entre personagens na Oficina do Nididra

            Depois disso, desenvolvemos a atividade “Cenas Congeladas”. Ela reside no seguinte: Divididos em equipes, os membros planejariam quadros ou cenas congeladas de acontecimentos que envolviam drama, comédia e um fato histórico.
  







E por último, tivemos a atividade de improviso, onde os membros atuaram em cenas imaginadas por eles com outras pessoas da oficina. No processamento de grupo – momento onde os participantes dão suas impressões sobre a oficina -, todos gostaram muito de ter participado. Os membros do PACCE chegaram a admitir ter achado que a oficina seria bastante chata, mas eles se surpreenderam com ela e acabaram gostando muito de ter vindo. Tudo isso - a perfeita execução das atividades, a empolgação dos participantes e os feedbacks positivos -, nos encheram de satisfação e de ânimo para as demais oficinas ao longo do semestre.







Nenhum comentário:

Postar um comentário