sábado, 15 de abril de 2017

REALIZADA A XXI OFICINA TEATRAL DO NIDIDRA NA FACULDADE DE DIREITO DA UFC

Participantes da XXI Oficina do Nididra (2017)

A XXI Oficina Teatral do Nididra, a primeira de 2017.1, foi realizada no dia 1 de abril na Faculdade de Direito da UFC entre 14h e 17h. A Oficina contou, como facilitadora, com a colaboração da aluna e membro do Nididra Francisca Amélia de Souza Pontes

Vários estudantes estiveram presentes na XXI Oficina, preponderando os recém-ingressos na UFC, que se mostraram curiosos para conhecerem mais um dos projetos da Faculdade de Direito.

O início deu-se com uma roda de apresentação. Cada pessoa disse o nome, onde estudava, o semestre em que estava e, pessoalmente, do que gostava. Dentre elas estavam: Alexandre Melo, Diego Ribeiro, João Paulo Bandeira, Débborah Duarte, Gabriel Feitosa, Richardson Fitzgerald, Matheus Damaceno, Vitor Silvestre, Pedro Holanda e Natália Brito. Em seguida, foi realizado um alongamento e o reconhecimento do espaço, para então realizar-se o ''exercício de confiança'' chamado ''Pêndulo''. O Pêndulo consiste na concentração nos participantes em um pequeno círculo de modo que um deles se ponha ao centro, realizando o papel de pêndulo ao cair para os lados de olhos fechados enquanto os demais participantes se unem para não o deixar cair no chão.

Já menos inibidos os participantes foram divididos em dois grupos. A ambos os grupos foi delegada uma tarefa: pensar três ''cenas congeladas'' que remetessem a um fato histórico, uma comédia e um romance conhecidos. O objetivo era adivinhar, pela disposição e expressão dos ''atores-estátua'', o que as cenas representavam.
(Cena Histórica: A invasão do Brasil pelos portugueses).
(Cena Cômica: Briga do filme ''As Branquelas'').

(Cena Romântica: A morte de Julieta do clássico ''Romeu e Julieta'').




(Cena Cômica: Briga do filme ''As Branquelas'').











(Cena Romântica: A morte de Jack do filme ''Titanic'').

Posteriormente, foi realizada a penúltima atividade: o ''Improviso''. Aos ''participantes-atores'' caberia improvisar uma cena até que algum participante da plateia imprevisivelmente pronunciasse a palavra ''congela''. A partir daí, a cena congelaria como estava e o novo ator entraria nela improvisando uma nova cena a partir da disposição anterior. 

A última atividade da XXI Oficina consistiu em uma ''Massagem Coletiva''. A prática consiste na formação de uma linha reta de corpos deitados no chão. Em seguida, a primeira pessoa deve rolar por cima dos outros como uma bola, e assim por diante, até que a última pessoa role. Devido à proximidade, o peso dos corpos é distribuído de maneira equilibrada a evitar que se sinta dor, apenas uma pressão relaxante. 


(Massagem Coletiva ao fim da Oficina).



Nenhum comentário:

Postar um comentário