sexta-feira, 14 de abril de 2017

JULGAMENTOS SIMULADOS DIFERENTES SERÃO REALIZADOS NESTE SEMESTRE

O coordenador docente do Nididra, Prof. Dr. Flávio Gonçalves, convida o público interessado a participar dos três julgamentos simulados que ocorrerão este semestre.

Na Universidade de Fortaleza (Unifor), será realizado o júri do Caso dos Exploradores de Cavernas, extraído da obra homônima, de Lon Fuller. Mais informações sobre o caso podem ser obtidas clicando aqui.

Os alunos do Centro Universitário Christus (Unichristus) realizarão o julgamento em grau de recurso da sentença que condenou o judeu Shylock, na obra O Mercador de Veneza, de William Shakespeare. Acesse a obra, disponível no site Domínio Público, clicando aqui.

Na Universidade Federal do Ceará (UFC) será realizado o julgamento do Caso dos Denunciantes Invejosos, baseado em caso imaginado por Lon Fuller e constante da obra homônima, de Dimitri Dimoulis. Mais informações sobre a obra podem sem encontradas clicando aqui.

Tratam-se de exercícios simulados destinados a desenvolver a capacidade de argumentação e contra-argumentação dos estudantes, que são estimulados a pesquisar, pensar e problematizar aspectos filosóficos, hermenêuticos, políticos e epistemológicos do Direito, além de desenvolver a capacidade de expressão e desinibição, através da oratória.

Os estudantes participam da montagem simulada de autos processuais, com prazos estabelecidos, nos quais desenvolvem argumentos escritos, preparam-se nas oficinas de teatro do Nididra e, ao final do semestre, desenvolvem a sustentação oral durante o julgamento, na presença do público. Para conhecer a programação das oficinas de teatro realizadas na Faculdade de Direito da UFC, abertas a qualquer estudante interessado, não importando a instituição, clique aqui.

As atividades, tanto das oficinas quanto dos julgamentos, são gratuitas e abertas a participação do público interessado nas temáticas que, em alguns casos, poderá inscrever-se no momento de cada evento para participar como jurado.

Confira a programação e os cartazes dos julgamentos, a serem divulgados neste blog em breve.




Nenhum comentário:

Postar um comentário