terça-feira, 18 de maio de 2021

PALESTRA DO PROF. FLÁVIO GONÇALVES NO IX ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIREITOS CULTURAIS

A convite do Grupo de Estudos em Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC), liderado pelo Prof. Dr. Humberto Cunha (Unifor), o Prof. Dr. Flávio Gonçalves, fundador e coordenador do Núcleo Interdisciplinar e Direito e Dramaturgia (Nididra), participou como palestrante do IX Encontro Internacional de Direitos Culturais, realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor).

O painel versou sobre "Relações Jurídicas Atinentes às Artes" e a palestra do Prof. Dr. Flávio Gonçalves versou especificamente sobre o tema "Memória, Patrimônio Histórico e Cultural da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, um resgate necessário e perspectivas atuais".

Do mesmo painel, participaram, como palestrantes, Nathalie Carvalho Cândido (Unifor) e Vitor Melo Studart (Unifor). A sessão temática 1 (ST1) contou ainda com a apresentação de vários artigos de professores e pesquisadores. Para conferir a programação completa do evento, acesse aqui.

Para acessar o vídeo do painel e a gravação completa do evento, clique abaixo e acesse o canal do Youtube do GEPDC:



Encontra-se no prelo a obra Direitos Cuturais: múltiplas perspectivas, vol. 5, organizada pelos pesquisadores Humberto Cunha, Mateus Lins e Marcus Aguiar, a ser lançada em 2021 pela Editora da Universidade Estadual do Ceará - Uece, da qual constará a publicação do artigo homônimo no qual o Prof. Dr. Flávio Goçalves deixa claro que "A preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural das instituições brasileiras, seja em sua dimensão material ou imaterial, constitui uma das necessidades mais urgentes em termos de resgate, para as gerações presentes e futuras, de todas as contribuições legadas por aqueles que nos antecederam, os quais envolveram-se em várias lutas e enfrentaram inúmeras dificuldades ou incertezas para constituir e solidificar instituições respeitáveis. Trazer à tona este passado, sem omitir suas contradições e a dialética própria dos processos históricos é imprescindível para nos situar melhor no horizonte de nosso tempo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário